O conto e o curta metragem “Uns braços”, relatam a história de um garoto (Inácio) que se apaixona e mantém um louco desejo pelos braços de Dona Severina.
Estranho pensarmos hoje que algum dia os braços de uma mulher seria alvo de desejo, naquela época não era comum mulheres usarem vestidos/roupas com os braços a mostra. Há, mas como os tempos mudam (assim diz nossa avó), colocando nos dias atuais, o que seria alvo de desejo de um garoto de 15 ou 16 anos?! Com certeza não seriam os braços.
Se olharmos a vestimenta feminina desde o século XIX (época que se passava a narração) até hoje, século XXI vemos que os padrões mudaram. No final da década de 50 as mulheres não usavam calças compridas, nem botas e outros acessórios do vestuário feminino comuns hoje. Este costume foi mudado na década de 60, onde a calça comprida também passou a ser parte do vestuário das mulheres.
Olha só a evolução de uma peça do guarda-roupa feminino,
A quem diga que a culpa é do aquecimento global!! |
Pois é, de acordo com a teoria do nosso amigo Charles Darwin as espécies estão em constante evolução. Mas será apenas as espécies?! O mundo está em constante mudança.
Mas temos como foco os trajes femininos, quais são as principais mudanças dos vestidos?!
No seculo XVIII e XIX temos vestidos volumosos, com muitos babados, de mangas compridas que escondiam o corpo da mulher mas marcavam bem as os seios e a cintura, acompanhados de grandes e chamativos acessórios, como chapéus, colares, xales, e etc.
Mas não foi só no guarda-roupa feminino que houve mudanças.
Quem diria que uma peça de roupa usada por trabalhadores pobres de industrias, que precisavam de roupas resistentes, seria hoje a peça mais usada no Brasil e no mundo, pois é a calça Jeans que você tem inúmeras no seu guarda-roupa foi criada por Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia), pois eram de baixo custo e resistentes, hoje está presente na moda em geral.
Na moda tudo passa, no mundo tudo passa, até a uva passa.!
Suelaine Moraes, Leandro Teixeira, Vitória Martins, Rayssa Almeida, Nathálya Brito.
Até a uva passa?
ResponderExcluircomo assim...kkk
Ficol legal relembrar como era as vestimentas do século 19 que eram robustas, pomposas e que cobriam praticamente o corpo inteiro. Não acho que foi somente o aquecimento global que mudou o modo de se vestir,mas sim a moda, a cultura e até os valores.
ResponderExcluirKAKAKAKA Amei vocês, usaram um tema atual e relacionaram isso com o conto. E a frase da uva passa... MORRI. A linguagem ficou legal, só acho que talvez se vocês tivessem citado também algumas mudanças do "guarda-roupa" masculino ia ficar interessante também.
ResponderExcluirÉ Ana, procurei bastante das mudanças da moda masculina mas não achei muita coisa útil, Mas vemos que as mudanças são muito poucas, percebemos mais as mudanças no estilo casual, continuam não fugindo muito do estilo blusas/camisetas e calças.
ResponderExcluirMuito bom o texto! Bastante criativo o tema escolhido pelo autor do texto.
ResponderExcluirO tema escolhido é muito interessante, conseguiram pensar em um tema que prende a atenção dos leitores e ainda colocaram humor no texto. Na minha opinião o grupo poderia ter se focado um pouco mais no texto Uns Braços e também na adaptação para o cinema. Mas no mais, foram bastante criativos e deram ao texto um ar jovial e informativo.
ResponderExcluirLorrane Julien
Informática para Internet
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO grupo esta de parabéns pois souberam de uma forma descontraída e inteligente, utilizar de um viéz que era e é muito importante, e que certamente estava presente nas discussões da época. Mas devem tomar um pouco de cuidado nos errinhos de concordância, e acho que deveriam ter citar as mudanças também ocorridas na vestimenta masculina que como a feminina representa uma cultura muito peculiar do século 19.
ResponderExcluirCara, acho que vocês fugiram um pouco da temática do conto mas sério mesmo, ficou muito bom,de verdade e falando da uva passa... ¬¬ nem vou comentar kkk' Parabéns ficou muito legal
ResponderExcluirAh, entendi Suelaine. Parando pra pensar as mudanças mais "bruscas" aconteceram no vestiário masculino mesmo, foi bom você ter mencionado que pesquisou e pá.
ResponderExcluirFEMININO*
ResponderExcluirgostei do post, mas acho que quando voces falaram que a roupa masculina tambem muda,poderiam ter colocado algum exemplo e nossa que piadinha sem noçao a da uva passa ...
ResponderExcluirkkkkkkkk
CARA fico d+,super atual AMEI:)
ResponderExcluir- Texto bem produzido, linguagem de compreensão fácil e tema muito massa kk' gostei, parabéns *-*
ResponderExcluirLegal viu, gostei da comparação das roupas de antigamente e das roupas atuias, ou panos atuais kkk. Enfim, também achei que vocês deveriam ter falado um pouco mais do conto, relacionado mais e etc, mas foi bem legal.
ResponderExcluir